quarta-feira, 25 de maio de 2011

Minha primeira vitória na cidade grande

Foi só um concurso na internet. Mas o prêmio é meu!

ENDOMARKETING: INVESTIMENTO A FAVOR DA ORGANIZAÇÃO

Nunca o capital humano foi tão capital para as empresas como nos dias de hoje. Investir nas políticas e campanhas internas, valorizando as pessoas e promovendo a comunicação eficaz entre os membros de uma organização está fazendo muita diferença nos resultados institucionais e financeiros das marcas.

O principal conceito do marketing contemporâneo leva em conta uma lição emocional: toda mudança começa de dentro da para fora. Se isso funciona na vida, vai funcionar nos negócios. Toda empresa tem um coração e outros órgãos vitais para manter sua estrutura. As pessoas são as células que compõem esses órgãos e precisam estar saudáveis para alimentar as estruturas. Se elas ficarem doentes, todo o corpo vai sofrer.

Investir no endomarketing é como cuidar das células humanas. Se eu quero um corpo saudável, preciso de células saudáveis; se uma empresa quer reconhecimento e credibilidade, precisa de funcionários felizes.

O funcionário é a primeira impressão que as pessoas têm de uma marca. Como ele vai dar boas referências à sua rede de relacionamentos se ele próprio não as tem, ou se o ambiente de trabalho é ruim? Quem vai indicar um lugar em que não goste de trabalhar? Como os funcionários vão permanecer num ambiente que não lhes agrada? Mesmo que não se perceba imediatamente, a rotatividade afeta qualquer negócio, do menor ao maior.

Para se ter sucesso com uma política de endomarketing, porém, é extremamente importante que a organização incorpore a cultura do marketing interno. Nada se faz sem apoio maciço e incondicional da alta direção e adesão total dos empregados. O discurso precisa ter unidade, todos devem falar a mesma língua, vestir a camiseta e jogar pelo mesmo time.

Ninguém cresce sozinho. E fidelizar um funcionário, assim como fidelizar um cliente, é lucro certo. Vale o investimento.

E o texto tá publicado no blog Comunicação e Tendências.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Alguém especial

Tem épocas na vida em que a presença de alguém especial faz muita falta pra gente. Principalmente quando o inverno se aproxima... Não que nas outras estações não seja importante (ou interessante) ter uma boa companhia, mas o frio tem sempre um apelo mais forte.

Estou há tanto tempo em busca do tal alguém especial que já não sei mais o que esperar. Já desenhei tantos príncipes encantados que me falta inspiração para criar uma nova imagem. E pior que não tenho dado sorte nem com as criaturas de carne e osso...

De fato, encontrar alguém que nos faça sentir especial está cada vez mais difícil. Alguém que nos torne únicos, ímpares, que deseje intensamente a nossa companhia e viva conosco as infinitas aventuras de uma existência, na melhor tradução do “que seja eterno enquanto dure” de Vinícius de Moraes.

Não quero um alguém perfeito... Quero um alguém especial... E os dois conceitos são muito diferentes. Quero alguém que faça parte da minha vida e possa compartilhar todos os momentos, da folia com os amigos ao jogo de futebol, da mais pura alegria à pior dor, do nascer ao pôr-do-sol. Não é alguém que me complete, mas alguém que me esteja ao meu lado. 

Acho que não estou sendo exigente demais, muito menos egoísta. Prefiro acreditar que em algum lugar desse mundo tem alguém que, assim como eu, busca o especial. Minha esperança, então, é que a gente possa se encontrar e trazer à vida nossos desejos mais profundos, aqueles que nos farão realmente felizes na companhia um do outro. E isso basta. Punto e basta.